Por que treinar com Kettlebell?
Gasto calórico
O treinamento intervalado de alta intensidade não é apenas seguro e eficiente com kettlebells, mas também proporciona um gasto calórico muito maior que qualquer atividade aeróbia realizada no mesmo tempo.
Aumento na capacidade de se treinar mais a resistência de força
Aumenta muito ao se usar o trabalho excêntrico, permitindo assim se aumentar o volume e a intensidade no treinamento convencional.
Resistência às lesões
A resistência geral aumenta (capacidade de se resistir ao choque), assim como a flexibilidade, absorção ao impacto e a força da musculatura de suporte (incluindo o tronco, os estabilizadores de quadril e ombros, e o pescoço).
Aumento na velocidade e no tempo de reação
Esse trabalho exige do sistema nervoso uma resposta rápida para que se controle a inércia de um peso sempre em movimento, levando a um aumento na velocidade e no tempo de reação.
É uma habilidade que precisa ser aprendida com acompanhamento!
Nosso modelo de aula proporciona uma progressão do ensino aos praticantes, com blocos de aulas de níveis diferentes, onde os iniciantes aprendem a trabalhar com segurança e desenvolvem as amplitudes articulares ideais, progridem para o próximo nível, praticando movimentos mais complexos, e finalmente atingindo o nível avançado, onde o trabalho é equivalente ao realizado pelos atletas de elite que utilizam a técnica.
Aumenta o metabolismo, queima de calorias, coordenação e força funcional.
Para se mover o kettlebell com controle e habilidade, todo o corpo tem que trabalhar em conjunto, e com todas as articulações realizando suas funções de forma mais exigente possível, e ao mesmo tempo fazendo com que se haja um sequenciamento apropriado dessas musculaturas, levando a um aumento no metabolismo, na queima de calorias e na força.
Estabilização do Tronco
O processo de se contrair os músculos do core como forma de estabilizar a coluna vertebral e todo o tronco é o objetivo durante todos os movimentos que executamos no treinamento, como empurrar, puxar ou levantar os pesos do chão. A musculatura de Core é separada em duas unidades, uma interna e outra externa. Ambas unidades precisam trabalhar coordenadamente para gerar proteção e desempenho máximos.
A importância de se dominar essa estabilização
A estabilização do tronco é essencial pois faz com que a coluna vertebral funcione como uma base sólida para que os movimentos sejam gerados pelos membros inferiores e superiores. Se a coordenação entre os músculos e a coluna não ocorrer adequadamente, aumenta-se em muito as chances de lesões.
O que faz o treinamento com kettlebells tão especial?
De forma bem simples, o seu formato! Seu centro de massa é estendido além da pegada da pessoa, o que o faz diferente das barras, dumbells e principalmente das máquinas da musculação. Esse novo centro se alterará ainda mais ao movimentarmos o ketllebell nas mais diversas posições, criando ainda mais desafios ao praticante.